logo
ArabicEnglishPortugueseSpanish

Investir na Agrichagas,
melhor pra vida!

Sumario Executivo (imagem principal)

“Nunca ande pelo caminho traçado, pois ele conduz somente até onde os outros já foram.” 

 Alexander Graham Bell

“Um novo caminho… rumo ao sucesso!”

Desde 2019 uma equipe multiprofissional da Bahia, incorporada na empresa Agrichagas Agroindústria & Geração de Energia, vem realizando diversas pesquisas de mercado com a intenção de identificar alternativas de negócios que tivessem uma rentabilidade elevada, possuíssem vendas estáveis e fossem de baixo investimento e de baixo risco. O desejo era obter uma atividade não ligada ao mercado financeiro, mas sobretudo que estivesse no âmbito da atividade produtiva. Os resultados da análise revelaram alguns segmentos que no Brasil mostravam um crescimento acelerado, caso do agronegócio, com uma participação em mais de 25% do PIB Brasileiro. Entre 2010 e 2019 o PIB Brasileiro aumentou em cerca de 15% enquanto que a participação do agronegócio aumentou algo em torno de 22%.1 Portanto, houve um aumento efetivo na participação da renda do país. O levantamento também identificou que mais da metade das propriedades rurais brasileiras caracteriza-se como pequenos produtores. E mais, que o nível tecnológico utilizado nestas propriedades está entre rudimentar e elementar em alguns casos, chegando até o nível primitivo ou de sobrevivência, mas ficando sempre a comercialização ao encargo da sorte ou do intermediário, a logística, as re-vendas e os repasses de sobre-preços dos produtos. Portanto, numa atividade (auto)perversa, tais produtores se auto-excluem deste circuito de ganhos e de crescimento.

Este quadro embaraçoso revelou então algumas estratégias a serem desenvolvidas para obtenção de sucesso, lucratividade e rentabilidade no campo: Produzir utilizando tecnologia e só produzir depois de assegurado o mercado. É absolutamente necessário se ter todos os elos e os circuitos formados antes de se iniciar. Diante destas premissas iniciou-se então um estudo focando as oportunidades de negócios que possuíam tais características e se enquadrassem no perfil desejado: ciclo curto, reduzido investimento fixo, alta-rentabilidade, mercado favorável a crescente bem como estratégias tecnológicas que otimizassem o sistema produtivo e maximizassem a produção. Diante destas condições foi possível priorizar negócios com tal feição e oferecesse um mínimo de risco possível. 

Isto é, diante deste contexto idealizado neste cenário desejado um número importante de oportunidades foi identificado, estudado, triado, testado e, selecionado. Então, destacou-se a inovação tecnológica no segmento de diversas espécies vegetativas.

Portanto, chegou-se à conclusão de que a produção agrícola planejada de espécie vegetativa de ciclo curto possui e vem mantendo elevado valor de mercado, forte demanda e, baixa flutuação sazonal. Mais que isso, constatou-se que determinadas variedades poderiam ser produzidas concomitantes e, o investimento fixo em uma delas substituiria o de outra, reduzindo ai os custos fixos e semi-fixos. Isso significou uma brutal redução de investimentos fixos, elevado uso da capacidade instalada, completo aproveitamento da logística, sendo necessário, apenas uma estrutura mínima de organização e de marketing. Todas estas características juntas produziram então um efeito sinérgico extremamente superior a qualquer outro investimento até então investigado pelo grupo multiprofissional. 

Ou seja, conseguiu-se a união de facetas e forças proporcionando assim o surgimento de uma empresa altamente capacitada no segmento agribusiness, a Agrichagas, formada por profissionais especializados em vários segmentos de negócios, devendo-se ao fato de se visualizar o campo como um complexo de atividades: Agronomia, Mercado Interno e Externo, Marketing, logística, Engenharia Química, Tecnologia da Informação e Gestão. É bastante clara a necessidade em utilizar especialistas para cada etapa da atividade do agronegócio. Com isso não se limita a produzir para a venda e sim para atender as exigências do mercado alvo. Assim, de imediato tais características viabilizaram os projetos comercial, econômico e financeiro. Diante disso, todo a concepção do projeto, resultado final das pesquisas, se tornou viável pela sua rentabilidade, auto-sustentado pela sua diversificação, totalmente ambientado ao meio ecológico, e é, não poluente. Além disso é um empreendimento gerador de empregos técnicos, de divisas internacionais para o país, altamente incremental da renda, do ponto de vista regional e, socialmente responsável onde quer que seja instalado. Mais, que isso, agrega em seu bojo os desejos de todo investidor: baixo risco, elevada rentabilidade, reduzido investimento e com uma enorme capacidade de demanda de mercado e, portanto, crescimento do negócio.

Estamos online!
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Como podemos te ajudar?