logo
ArabicEnglishPortugueseSpanish

A Agrichagas contribui para o desenvolvimento
das pessoas e da comunidade em que opera.

A Agrichagas participa de diversos projetos que se relacionam com o público interno e externo da empresa, envolvendo colaboradores, terceiros, comunidades locais e a sociedade como um todo.

RESPONSABILIDADE SOCIOECONÔMICA CORPORATIVA

Objetivo Social

Contribuir para o desenvolvimento sustentável e inclusão socioeconômica do pequeno produtor, promovendo capacitação técnica e de recursos para crescimento planejado e recíproco.

Ações Empreendidas

  • Criação do Programa: Fortalecimento das Unidades Produtivas Familiares na Área de Agricultura.

Qualidade, escala na produção e informações em tempo real são exigências do mercado globalizado às quais todo produtor, de qualquer porte, precisa ficar atento. Sem o conhecimento aprofundado das técnicas de produção, do correto uso e manejo do solo, beneficiamento, bem como de mercado, suporte na comercialização e novas tecnologias, poucas seriam as oportunidades de pequenos produtores familiares obterem resultados progressivos em sua atividade.

A iniciativa visou instrumentalizar os pequenos produtores através da capacitação técnica, suporte contínuo e a ampliação de conhecimentos sobre o mercado e a cadeia produtiva do que eles produzem. O acesso ao conjunto de habilidades e informações gerou, por exemplo, uma visão diferenciada, de forma a facilitar a identificação de nichos de mercado e de novas formas de produção, usando canais voltados para um comércio justo e solidário.

 

Objetivo Geral do Programa

  • Fortalecer as unidades produtivas familiares na área de agricultura.

Abrangência e Beneficiários do Programa

Atuando na região do centro-sul baiano, está ampliando sua área de abrangência, passando a atender também às adjacências.

  • Assentados no processo de reforma agrária;
  • Aqueles que já produzem em pequena escala para comercialização;
  • Os que atuam na área da agroindústria familiar e tradições culturais.

 Estratégias de Ação

  • Sensibilização e mobilização dos produtores familiares e demais envolvidos;
  • Identificação e priorização das iniciativas produtivas;
  • Integração de esforços entre produtores, governos e terceiro setor;
  • Capacitação em tecnologia de produção, gestão e comercialização;
  • Agilização dos processos de legalização de empreendimentos e produtos;
  • Apóio à comercialização através de:
    • Definição de estratégias apropriadas;
    • Acesso a canais de escoamento da produção

 

 Resultados Alcançados

  • Inserção do produtor familiar no mercado de forma profissional, competitiva e solidária, com ênfase na sustentabilidade social, econômica e ambiental;
  • Acesso a novas técnicas de produção, gestão e comercialização, contribuindo para a elevação do nível de renda de sua família, e para a geração de novos postos de trabalho;
  • Valorização da cultura local agregada à produção familiar;
  • Efetiva participação dos parceiros envolvidos no conhecimento de novas tecnologias e pesquisas;
  • Melhoria da qualidade de vida dos integrantes das unidades produtivas na área de agricultura;
  • Redução das situações geradoras de pobreza, exclusão e desequilíbrio social.

 

EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária)

Há anos, a Agrichagas é parceira da EMBRAPA no fomento à pesquisa e à aplicação de melhores técnicas no setor do agronegócio brasileiro.

Tendo como principais objetivos:

  • Produzir alimentos e energia renovável de madeira sustentável;
  • Diminuir impactos ambientais oriundos da atividade agrícola;
  • Preservar reservas florestais e matas ciliares;
  • Recuperar áreas degradadas, criando condições propícias para a produção e diminuindo a necessidade de desmatamentos de novas áreas;
  • Aumentar a produtividade das culturas e melhorar a eficiência dos insumos utilizados na produção;
  • Facilitar certificação e rastreabilidade dos produtos agrícolas;
  • Gerar empregos, renda e melhores condições ao produtor rural.

 

 

 

 

The Nature Conservancy

A parceria entre a Agrichagas e a TNC (The Nature Conservancy), organização líder em conservação ambiental, tem o objetivo de promover a agricultura sustentável no país. Por meio dessa iniciativa, seus parceiros instalados em regiões consideradas ambientalmente sensíveis receberão apoio técnico da TNC para cumprir integralmente o Novo Código Florestal e adotar as melhores práticas sustentáveis de cultivo. Essa ação também contribuirá para a ampliação da capacidade dos governos de planejar e monitorar a ocupação do território, o que é essencial para a conservação ambiental.

A TNC é engajada com a produção agrícola em alta escala desde 2004 e já obteve resultados como a redução do desmatamento ilegal a praticamente zero, nas regiões onde atuou com produtores rurais deste segmento. Essa parceria é prioritária para as duas organizações, pois possibilitará a conservação e o desenvolvimento sustentável ao longo de trechos importantes dos novos cinturões agrícolas e corredores de exportação. Em vista dos investimentos logísticos necessários para aumentar a capacidade brasileira de produção e escoamento de alimentos, é imprescindível uma atuação responsável e em linha com as novas diretrizes da legislação ambiental.

 

Contexto

A demanda mundial por alimentos é crescente. A previsão é de que será necessário dobrar a produção para garantir alimentos à população estimada para 2050. Uma das medidas mais importantes para promover o crescimento ambientalmente responsável da agricultura é aumentar o volume da produção de alimentos sobre áreas já abertas.

Atualmente, investimentos logísticos estão sendo realizados a fim de aprimorar o sistema de escoamento da produção agrícola brasileira e atender aos mercados de forma sustentável, desafogando os corredores aos portos do sudeste do país. É mandatório que tais investimentos sejam acompanhados de cuidados com o meio ambiente promovam boas práticas junto aos agricultores que abastecem o mercado e que atuam em regiões sensíveis ambientalmente. A Agrichagas acredita que uma das melhores ferramentas para tanto será a implementação do Novo Código Florestal e o mapeamento de áreas já abertas com potencial de melhoria na produção agrícola, para que as necessidades de expansão aconteçam em bases conservacionistas.

 

Conservation Internacional

A Conservação Internacional (CI) é uma organização privada, sem fins lucrativos, dedicada à conservação e utilização sustentada da biodiversidade. A missão da CI é preservar a biodiversidade global e demonstrar que as sociedades humanas podem viver em harmonia com a natureza.

Fundada em 1987, em poucos anos a CI cresceu e se tornou uma das mais eficientes organizações ambientalistas do mundo. Atualmente, trabalha para preservar ecossistemas ameaçados de extinção em mais de trinta países distribuídos por quatro continentes.

A Agrichagas, sabendo da importância do Cerrado e da Caatinga para conservação da Biodiversidade brasileira, foi parceira da CI em seus projetos relevantes, que tem como objetivo reduzir o desmatamento destes biomas e alavancar a recuperação de Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal, por meio de engajamento junto a produtores rurais.

 

ONG Inter-Apoio Proteção Ambiental

A ONG Inter-Apoio Proteção Ambiental, autora do programa Segurança Alimentar – Alimento Sustentável tem como objetivo desenvolver projetos que tragam inovação e sustentabilidade aos sistemas agroindustriais brasileiros. Para tanto, busca adotar práticas rentáveis que unam a utilização responsável dos recursos naturais e a preocupação com aspectos sociais, do início da produção dos alimentos ao pós-consumo. Os projetos desenvolvidos pela iniciativa têm como foco sete objetivos, em áreas específicas:

1 – Gerar inovações a favor da sustentabilidade.

2 – Engajar cadeias completas – “do campo ao pós-consumo” – para a sustentabilidade.

3 – Pesquisar e educar o cidadão sobre o alimento sustentável.

4 – Promover e exigir dos associados e seus fornecedores práticas mínimas comuns alinhadas com princípios da sustentabilidade.

5 – Interagir com governos e organizações civis para promover práticas sustentáveis.

6 – Favorecer relacionamentos comerciais baseados em boas práticas.

7 – Tornar-se um fórum permanente de discussão e apoio nas tomadas de decisão dos associados Inter-Apoio Proteção Ambiental sobre questões voltadas à sustentabilidade.

Por envolver questões de toda sua cadeia de valor, a Agrichagas possui representantes na ONG Inter-Apoio Proteção Ambiental, participando dos Grupos de Trabalho, promovendo workshops e divulgando suas iniciativas e projetos em Sustentabilidade.

 

Estamos online!
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Como podemos te ajudar?