logo
ArabicEnglishPortugueseSpanish

A Agrichagas é autora do projeto
“Condomínio Sustentável de Unidades de Aquicultura”

“Condomínio Sustentável de Unidades de Aquicultura Agrichagas”- Sistema de condomínio sustentável para produção de peixes em tanques rede com responsabilidade socioeconômica e ambiental.

Ecossistema de Negócio IV – Aquicultura

O Que vem a ser o Condomínio Agrichagas de Unidades Produtivas de Peixes em Tanques Rede…

Condomínio

  • Disponibilização de viveiros escavados no solo da Fazenda Agrichagas e/ou de aguada (barragem, estuário com salinidade de baixa variação, represa, açude, beira de rio), que pode ser utilizado mediante acordo formal com remuneração acordada para o parceiro-proprietário da área.

Condôminos

  • Grupo de empreendedores que investem na piscicultura de forma organizada com interesses e em ambientes comuns, com planejamento participativo em todas as etapas da cadeia produtiva inclusive a comercialização planejada.

Objetivo principal do Condomínio

  • Reunir empreendedores com o mesmo interesse para investimento econômico na área da piscicultura, sendo que as despesas do processo produtivo são divididas entre os participantes (condôminos), o que reduz os custos de produção maximizando lucro => investimento de forma integrada.

O Condomínio de Unidades de Aquicultura Agrichagas tem as seguintes características:

  • Público Específico
  • Objetivos e Interesses comuns
  • Sustentabilidade à longo prazo
  • Despesas em comum divididas entre os participantes
  • Responsabilidade Social, econômica e ambiental

– Formação de um grupo de pessoas que tem o mesmo interesse (investimento em criação de peixes) e que não tenham aguadas disponíveis e queiram produzir peixes como um investimento de forma integrada e planejada.

Fundamentação Mercadológica

O consumo de tilápia vem crescendo mundialmente e, para atender a demanda, sua produção tem se destacado entre os demais peixes de água doce.  Diante desse fato, diversos frigoríficos no Brasil estão se estruturando para atender a este mercado.  Nos últimos anos, a piscicultura vem experimentando incremento de melhoria na qualidade, tanto da tecnologia de produção incluindo seus insumos (alevinos, ração e equipamentos), quanto na qualificação profissional dos produtores.  Originária do continente africano, a tilápia vem recebendo melhoramento genético em diversas regiões do planeta, sendo que os melhores desempenhos regionais foram observados nas linhagens provenientes da Tailândia. Esse peixe possui hábitos onívoros, rápido crescimento, reproduz naturalmente em cativeiro e adaptou-se muito bem às condições de clima ameno do Brasil. Devido a essas características, tornou-se atualmente o “carro chefe” da piscicultura industrial brasileira, notadamente dos produtores que realizam engorda em sistema de tanques-rede. Segundo a Agrichagas, os principais elos da cadeia produtiva da tilápia são: a) os setores relacionados ao suporte técnico e infra-estrutura operacional à produção; b) o setor produtivo; finalmente, c) os setores relacionados ao processamento, distribuição e comercialização. A industrialização do pescado cultivado é uma possibilidade de alavancar a produção e se estabelecer definitivamente como uma excelente oportunidade de negócios.  Nesse sentido, o grande diferencial para pleno sucesso da atividade está na comercialização. Diante dessa tendência de crescimento de mercado e oportunidade de negócio, torna-se necessário utilizar alta tecnologia e planejar as atividades de produção da tilápia para atender a demanda. Portanto, o sistema produtivo da Agrichagas – “Condomínio de Unidades de Aquicultura – destaca-se por estar antenado às exigências mercadológicas.

“Condominio Sustentavel”
Agrichagas

Estamos online!
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Como podemos te ajudar?